Conheça o poder do Google Gemini: descubra agora!

A Google acaba de lançar sua mais recente inovação em inteligência artificial, o Google Gemini, uma resposta direta ao ChatGPT. Este novo Modelo de Linguagem (LLM) já está disponível para testes e promete ser a IA mais avançada até o momento, desafiando todas as expectativas.

Diferentemente do que se esperava, a Google decidiu introduzir o Gemini agora, o dividindo em três tamanhos distintos: Nano, Pro e Ultra.

Um salto tecnológico: Gemini supera os rivais

O Gemini se destaca como um modelo multimodal, capaz de compreender informações provenientes de diversas fontes, como texto, imagens, vídeo, áudio e até mesmo código. A Google o descreve como o “modelo mais flexível até o momento”.

Surpreendentemente, sua versão mais potente, o Gemini Ultra, que será lançada no início do próximo ano, apresenta resultados notáveis.

De acordo com a Google, o Gemini Ultra supera outros modelos de inteligência artificial em 30 dos 32 testes acadêmicos de uso geral, ultrapassando levemente os percentuais obtidos pelo GPT-4, da OpenAI. Com uma pontuação impressionante de 90,04% no MMLU (compreensão de linguagem multitarefa em massa), o Gemini se torna o primeiro modelo a superar especialistas humanos em um teste que combina 57 disciplinas, desde Física e História até Medicina e Ética, demonstrando sua versatilidade.

Revolucionando o pensamento: uma abordagem inovadora

A Google projetou o Gemini desde o início, adotando uma abordagem única para resolver problemas. Nativamente multimodal, o modelo é pré-treinado para combinar diferentes modalidades, possibilitando a interpretação de desenhos em tempo real, a relação entre objetos e até mesmo a sugestão de músicas com base em instruções dadas.

[O Gemini] é excepcionalmente hábil em extrair insights difíceis de identificar de grandes quantidades de dados

afirma a Google sobre a nova criação.

AlphaCode2: a nova geração de geração de código

Uma das características distintivas do Gemini é a introdução do sistema de geração de código AlphaCode2. Este novo sistema, segundo a Google, se destaca em Matemática Complexa e na compreensão teórica da Ciência da Computação.

Dados indicam que o AlphaCode2 supera mais de 85% dos participantes, uma melhoria notável em relação ao AlphaCode1, que superou apenas 50%.

Eficiência energética: menos consumo, mais desempenho

Embora a Google não tenha compartilhado oficialmente o número de parâmetros, há informações indicando que o Gemini Ultra é o modelo mais eficiente já criado.

Isso se deve em parte à incorporação do sistema TPU v5p, a unidade de processamento de tensores mais poderosa, eficiente e escalável até o momento. Além das TPUs, o Gemini também faz uso de GPUs externas, incluindo a popular Nvidia H100.

Gemini em todo lugar: da pesquisa ao desenvolvimento de aplicativos

A integração do Gemini atinge diversos serviços, desde o buscador e Ads até o Chrome e Duet AI. A partir de 13 de dezembro, os desenvolvedores terão acesso ao Gemini Pro por meio da API do Google AI Studio ou Vertex AI.

Além disso, o Gemini estará disponível no Google Pixel 8 Pro, marcando presença também no AICore, um novo serviço onde os criadores de aplicativos podem explorar as possibilidades geradas pela IA, especialmente com o Gemini Nano, sua versão mais leve. A Google assegura que essa integração se estenderá a dispositivos com Android 14 no futuro, sem fornecer detalhes adicionais.

Segurança em destaque: Gemini como padrão de confiança

Além de seu desempenho excepcional, o Gemini se destaca por suas avaliações abrangentes de segurança. A Google trabalhou com especialistas externos para identificar possíveis pontos cegos e implementou classificadores de segurança específicos para detectar conteúdos que envolvem violência ou estereótipos negativos.

É o início de uma nova era para nós

explica Sundar Pichai, CEO da Google.

O Gemini chegou após uma cuidadosa preparação, e com o aguardado GPT-5 previsto para o próximo ano, a Google reafirma sua posição como protagonista na vanguarda da inteligência artificial.

Imagem: David Paul Morris/Bloomberg

Esse post Conheça o poder do Google Gemini: descubra agora! apareceu primeiro em Feed Curioso. Escrito por Matheus Silva.



source https://feedcurioso.com/conheca-o-poder-do-google-gemini-descubra-agora/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 casas que você adoraria passar o resto da vida nelas

O que é caxangá? Jogo curioso que os escravos jogavam

Besouro Rola Bosta: Saiba tudo sobre essa espécie

17 melhores momentos de Professor em La Casa de Papel

Com quantos paus se faz uma canoa? Entenda o significado

Alimentação e longevidade: o que você come pode determinar quanto tempo você viverá?

5 coisas que Walter White e Professor de La Casa de Papel têm em comum