Robô inspirado em caracóis combate microplásticos na água

A preocupação crescente com a poluição por microplásticos tem levado os cientistas a desenvolver soluções inovadoras. Um recente protótipo de robô, inspirado no caracol-maçã do Havaí, surge como uma promissora resposta para eliminar essas partículas prejudiciais dos oceanos, mares e lagos.

A ameaça dos microplásticos nos oceanos

A poluição oceânica por plásticos é uma ameaça grave, depositando anualmente milhões de toneladas nos mares. Desde grandes detritos até microplásticos microscópicos, a fauna marinha enfrenta riscos como emaranhamento e ingestão, afetando toda a cadeia alimentar marinha.

Limitações das iniciativas atuais

Apesar dos esforços em projetos de limpeza dos oceanos, a remoção de resíduos plásticos visíveis pode não abordar eficazmente o problema dos microplásticos. Métodos convencionais, como redes e correias transportadoras, se mostram ineficazes para coletar partículas tão pequenas, demandando mecanismos de bombeamento energicamente intensivos.

Inspiração no Caracol-Maçã do Havaí

Pesquisadores da Universidade de Cornell adotaram uma abordagem inovadora, inspirando-se no caracol-maçã do Havaí. O objetivo é desenvolver um robô capaz de imitar o movimento do caracol, impulsionando o fluxo de água e capturando eficientemente microplásticos.

Modelagem do robô

O robô, modelado a partir do caracol-maçã havaiano, imita o movimento do pé do caracol para conduzir o fluxo de água e capturar partículas flutuantes. Sunghwan Jung, professor de engenharia biológica e ambiental em Cornell, destacou a inspiração na forma como o caracol recolhe partículas de alimentos na interface água-ar.

Estrutura e funcionamento

O protótipo, derivado de um projeto existente, foi ampliado para uso prático. Utilizando uma impressora 3D, os pesquisadores criaram uma folha flexível, semelhante a um tapete, capaz de ondular.

Uma estrutura helicoidal sob o tapete gera ondas na água, replicando o movimento do caracol.

Eficiência do sistema de bombeamento inspirado no caracol

A compreensão do fluxo do fluido foi crucial. O sistema de bombeamento de fluidos, inspirado na técnica do caracol, opera abertamente no ar, se revelando notavelmente eficiente.

Em comparação com sistemas fechados, o modelo aberto consome significativamente menos energia, operando com apenas 5 volts de eletricidade. Para contrabalançar o peso da bateria e do motor, um dispositivo de flutuação pode ser necessário, evitando que o robô se afunde durante a operação.

O desenvolvimento deste robô inspirado em caracóis representa uma inovação significativa na luta contra a poluição por microplásticos. A eficiência energética e a capacidade de imitar o movimento do caracol conferem a este protótipo uma promissora ferramenta para a preservação dos ecossistemas aquáticos.

Fonte: Nature Imagem: VK

Esse post Robô inspirado em caracóis combate microplásticos na água apareceu primeiro em Feed Curioso. Escrito por Matheus Silva.



source https://feedcurioso.com/robo-inspirado-em-caracois-combate-microplasticos-na-agua/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 casas que você adoraria passar o resto da vida nelas

O que é caxangá? Jogo curioso que os escravos jogavam

Besouro Rola Bosta: Saiba tudo sobre essa espécie

17 melhores momentos de Professor em La Casa de Papel

Com quantos paus se faz uma canoa? Entenda o significado

Alimentação e longevidade: o que você come pode determinar quanto tempo você viverá?

5 coisas que Walter White e Professor de La Casa de Papel têm em comum